Dismenorréia: Dra. Aparecida Monteiro, da Clínica Previne Mulher, esclarece as dúvidas sobre cólica menstrual

Posted June 25, 2015 by Rejane Medeiros in Beleza & Saúde

Dor em cólica, sentida no baixo ventre, que pode se irradiar para a região lombar, coxas e pernas. Dependendo da intensidade da dor, pode ser acompanhada de náuseas, vomito, dor de cabeça, tontura e diarreia. Se você se identificou com esses sintomas, é porque todo o mês a Dismenorréia, mais conhecida como Cólica Menstrual, tira seus dias de paz.

As dores no período menstrual não podem ser consideradas como reclamações sem fundamento, como muitos pensam. As mulheres que sofrem de Dismenorréia sofrem muito, algumas precisam de repouso, deixando de lado suas atividades rotineiras. Além disso, as dores podem representar algum tipo de patologia como endometriose, miomatose uterina e a doença inflamatória pélvica.

Disminorréia ou cólica menstrual - Dra. Aparecida Monteiro - ginecologista Clinica Previne Mulher

A cólica menstrual pode acontecer na ausência ou na presença de doença pélvica, chamamos de dismenorréia primária e secundária respectivamente. É importante que a mulher que sofre com a cólica menstrual não se automedique, pois a melhor resolução será dada de acordo com o tipo de dismenorréia que ela tem: primária ou secundária. Na dismenorréia secundária, faz-se necessário o diagnóstico da doença que está por trás da cólica.

A paciente com dismenorréia primária, sem doença pélvica, tem benefícios com práticas que ajudam a minimizar a dor como atividade física que inclua o exercício aeróbico principalmente, o banho morno e a bolsa de água morna no baixo ventre, além de dieta alimentar leve. Analgésicos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais são utilizados para o tratamento da cólica, mas deverão ser prescritos e utilizados segundo recomendação médica.

***

Por Dra. Aparecida Monteiro: médica especialista em ginecologia e obstetrícia. Formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), possui Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela FIOCRUZ/IFF; Qualificação em DST pela SBDST; Pós-graduação em Vídeo-Histeroscopia; e Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Atende em dois consultórios nos bairros de Ipanema e Tijuca.

Onde encontrá-la!

Clínica Previne Mulher: Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 414/sala 605

Tels.: (21) 3813-1848 e 7867-1816

Consultório: Tijuca – Rua Desembargador Isidro, 18/ sala 602

Tels.: (21) 3145-7773 e 4108-8947


About the Author

Rejane Medeiros