Programa Cegonha Carioca, da Prefeitura do Rio, garante uma maternidade tranquila para as mamães da Cidade Maravilhosa

28
Posted March 27, 2013 by Rejane Medeiros in Beleza & Saúde
gestante-3

Nem toda mulher tem condições de fazer o pré-natal e o parto em hospitais particulares. Se antes, as futuras mamães se sentiam desamparadas, agora um novo programa da Prefeitura do Rio de Janeiro vai dar assistência durante toda a fase da gestação até o nascimento do bebê: é o programa Cegonha Carioca. O objetivo principal do programa é incentivar as gestantes a fazerem o pré-natal, período importantíssimo para garantir a saúde da mãe e do bebê, além de um parto tranqüilo e sem complicações, e ainda evitar a mortalidade materno-infantil. Para participar do projeto Cegonha Carioca basta morar, estar inscrita em um pré-natal do SUS no Município do Rio, e ir a um Posto de Saúde, Clínica de Saúde da Família ou outra unidade de saúde ligada ao programa.

cegonha carioca

Entre os benefícios figuram o acompanhamento completo durante o pré-natal e a garantia de que na hora do parto a mamãe seja encaminhada direto para a maternidade escolhida previamente. Ainda durante o pré-natal a gestante será inscrita em uma maternidade de referência e poderá fazer visitas, conhecer as instalações, conversar com os profissionais de saúde e tirar dúvidas. Para isso, a futura-mamãe recebe o Cartão da Gestante com o Passaporte Cegonha, que registra a maternidade de referência. A mamãe pode participar também da Visita da Cegonha em sua maternidade, onde ela receberá aconselhamento e ganhará uma bolsa com enxoval completo para o bebê. Outra vantagem é a garantia de uma equipe preparada para acolher gestantes com a gravidez considerada de risco. O programa também dá direito a um acompanhante, de escolha da mulher, durante o parto.

bolsa enxoval cegonha carioca

Bolsa Enxoval Cegonha Carioca.

visita da cegonha

Visita da Cegonha: a mamãe recebe aconselhamento e ganha uma bolsa com enxoval completo para o bebê

E para a hora do parto ser mais confortável, ambulâncias Cegonha estarão disponíveis para transportar a gestante da sua casa até a maternidade referência, com uma equipe de profissionais disponíveis 24h por dia, 7 dias da semana. Para solicitar o Módulo Transporte, é só ligar para a central de teleatendimento, pelo número 2599-4744. O serviço está em fase de implementação e, por enquanto, estão disponíveis na Rocinha e região AP 5.3.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ambulâncias Cegonha transportam as gestantes de sua casa (ou no local que estiver ) até a maternidade referência

Já fazem parte do programa todas as maternidades municipais: Leila Diniz, na Barra da Tijuca, Carmela Dutra, no Lins, Oswaldo Cruz, na Praça XV, Fernando Magalhães, em São Cristóvão, Miguel Couto, na Gávea, Alexander Fleming, em Marechal Hermes, Herculano Pinheiro, em Madureira, Mariana Crioula, em Acari. Além disso, complementam a lista, as maternidades dos hospitais estaduais Rocha Faria, em Campo Grande, e Albert Schweitzer, em Realengo, e Maternidade-Escola da UFRJ, em Laranjeiras.

Para mais informações sobre o programa Cegonha Carioca, o número de atendimento é 1746 ou pelo site www.rio.rj.gov.br (SMS – Secretaria Municipal de Saúde).


About the Author

Rejane Medeiros



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/belezademae/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273